São João da Madeira


Parque Urbano do Rio Ul

Aspiração antiga da cidade de S. João da Madeira, projetado pelo arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, tem área equivalente a quase 30 campos de futebol. Pelo interior do parque serpenteiam percursos pedonais e cicláveis. Há milhares de árvores e uma Casa da Natureza, criada através do aproveitamento de uma antiga estação de águas. A marca do Parque é a presença do Rio Ul, que foi intervencionado para se moldar ao projeto.

Na perspetiva da Campo Aberto, e seguindo o conceito de engenharia natural e de projetar com a Natureza (na peugada do célebre arquiteto Ian L. Mc Hargh, autor do livro Design with Nature - 1969, que marca uma data incontornável na história do paisagismo e da conservação da Natureza), teria sido preferível que o projeto se tivesse antes moldado ao Rio Ul. Isso não obsta a que se reconheça que a artificialização efetuada é aprazível e pareça esteticamente conseguida..

Parque Nossa Senhora dos Milagres

O mais antigo da cidade de S. João da Madeira, foi construído com donativos da população, tendo sido inaugurado em 1938. É um dois mais apreciados parques urbanos da cidade para a prática desportiva, com circuito de manutenção e uma ciclovia, e dispõe de inúmeros recantos ajardinados com bancos de descanso, um lago e uma ponte.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora