Santo Tirso


Monte Padrão

O Castro do Padrão constitui uma das principais referências culturais do concelho, quer pela sua presença, de grande destaque na paisagem, quer pela carga histórica e arqueológica que possui, desde o período do Bronze Médio (1250 a.C.), passando pela ocupação romana e pela Alta Idade Média até ao século XVIII. Objeto de arroteamentos desde o Neolítico para fins agrícolas, pastoris, caça, fonte de cortiça e combustível, os sobreirais pristinos foram sendo transformados numa estrutura agro-silvo-pastoril, dominada por árvores pouco densas. Subsistem no entanto zonas de copado denso e cerrado, de caráter perenifólio, dominadas pelo sobreiro. Desde 2011, foram plantadas cerca de 7000 árvores de espécies nativas, com vista a aumentar e melhorar a qualidade da floresta autóctone na região.

Monte Nossa Senhora da Assunção

Localiza-se na freguesia de Monte Córdova, sendo um dos pontos de vista mais notáveis do Norte de Portugal, numa posição sobranceira ao Rio Ave. Subsistem aqui espécies folhosas autóctones de interesse relevante, como o carvalho-alvarinho e o padreiro. Há no entanto presença de infestantes exóticas, como as austrálias.

Capela de Santa Cruz

Localiza-se na zona norte do concelho. A capela, que está classificada como Monumento de Interesse Público, bem como a sua envolvente, são caraterizadas por uma vegetação e paisagem fulgurantes. Apesar da forte presença de espécies exóticas e de infestantes, surgem algumas espécies de vegetação autóctone caraterísticas da região.

Lugar da Igreja de São Mamede de Negrelos

Situa-se no extremo nascente do concelho. Reúne um conjunto de sobreiros de porte notável, numa bacia visual alargada com diversas perspetivas sobre o vale de Roriz. Para norte existe um terreiro com carvalhos e sobreiros de grande porte. A sul, existem também exemplares notáveis de sobreiros e de outras espécies autóctones, e de ornamentais.

Monte e Capela da Nossa Senhora da Torre ou do Parto

Situa-se na margem direita do Rio Ave, na freguesia de Areias. A capela tem um adro arborizado, com pontuações de carvalhos roble e carvalhos americanos. O adro permite um interessante miradouro sobre o Ave. No local existem ruínas de um antigo castro luso-romano. Apesar da abundância de eucaliptos, mimosas e austrálias na envolvente e nas encostas, surgem também alguns exemplares de vegetação nativa como o carvalho-alvarinho e o sobreiro, por vezes em regeneração.

Parque do Ribeiro do Matadouro

A nascente da cidade de Santo Tirso, no sopé do Monte Córdova, o espaço contém uma massa arbórea significativa, com árvores de zona húmida como os salgueiros, amieiros, ulmeiros, freixos, choupos brancos e choupos negros. Estão preconizadas outras espécies em diferentes conjugações maximizando efeitos cromáticos texturais.

Parque Sara Moreira e Passeio das Margens do Ave

Situa-se a nascente da cidade de Santo Tirso e desenvolve-se na margem esquerda do Rio Ave, com uma área de quse 10 hectares. Está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave. É possível observar aqui o desenvolvimento de manchas de floresta natural, em que se incluem bosquetes dominados por carvalhos e sobreiros. Local muito procurado para o recreio das populações ao longo de todo o ano. No verão, a sombra da mata e a proximidade do rio tornam este espaço particularmente atraente.

Parque de Lazer - Quinta do Olival

Localiza-se em São Mamede de Negrelos, na área nascente do concelho, num vale aberto, com uma área de cerca de 2,5 hectares. Constituído por uma sucessão de patamares que se interligam entre si por taludes maioritariamente arborizados por carvalhal e espécies ripícolas junto aos cursos de água existentes. Com afloramentos rochosos graníticos, vegetação autóctone, ripícola e alguma de cultivo.

Centro da Cidade

De assinalar as árvores existentes na envolvente do Mosteiro de São Bento, com o Parque D. Maria II, tais como os plátanos, os liquidâmbares, as magnólias ou os castanheiros-da-índia, que atingiram um porte notável. Destaca-se o conjunto de árvores da Alameda junto à ponte sobre o Rio Ave, classificado de interesse público.

Cerca do Mosteiro de Santo Tirso e Escola Agrícola Conde de São Bento

Localizada na margem esquerda do Rio Ave, tem instalados nos seus edifícios o Museu Municipal Abade Pedrosa e a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, que ocupa os terrenos da cerca enquanto campos e matas experimentais.

Carvalhal de Valinhas 

Local privado de uso público, situa-se na cadeia montanhosa do Monte Córdova e é formado por um vale encaixado, onde nasce um pequeno curso de água que atravessa a devesa dirigindo-se para o Rio Leça. Sítio de elevada qualidade paisagística, para o que contribui em muito a morfologia do terreno, a presença da linha de água e o conjunto de exemplares centenários de carvalho-alvarinho e sobreiro. Há aqui grande riqueza botânica que sobreviveu à redução dos carvalhais portugueses. Quanto à fauna, já foram referidas 58 espécies de aves, 11 de mamíferos, 10 de anfíbios, 4 de répteis e 5 de peixes. De salientar a presença de alguns endemismos ibéricos como alguns anfíbios, incluindo o tritão de ventre laranja e a salamandra lusitânica.

Devesa de Valdrigo

Localiza-se na freguesia de Monte Córdova, desenvolvendo-se numa encosta de pendente acentuado com um notável coberto arbóreo de carvalho-roble, e é atravessada no sentido norte-sul por um curso de água. Carateriza-se por um magnífico carvalhal com exemplares notáveis de carvalho-alvarinho, formando um importante resquício da floresta primitiva típica desta região. Propriedade da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, é visitável por meio de identificação na portaria.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora