NOVOS ESPAÇOS E CORREÇÕES

Nesta página encontrará a indicação de propostas de novos espaços a preservar quer no concelho do Porto quer em qualquer dos 16 concelhos restantes da Área Metropolitana do Porto, para além daqueles que estão já referidos quer neste espaço digital, quer no livro Espaços Verdes e Vivos quer na Compilação dos 111 espaços propostos pelos cidadãos na Campanha 50 Espaços Verdes e Vivos em Perigo a Preservar que foi a base para a elaboração do livro e deste mesmo espaço digital. Encontrará também correções de lapsos ou de informação, informações adicionais e outros elementos novos em relação a espaços já incluídos antes.

Essas informações resultam de colaboração espontânea por parte dos cidadãos, para nós canalizada através de formulário próprio.

Se conveniente, essas indicações, através de uma ligação, remeterão para outro local deste e-sítio onde consultar a nova informação.

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO-BOAVISTA

Espaço proposto por: Hugo Pereira

Localização: União de Freguesias do Centro Histórico do Porto (ex-Freguesia de Cedofeita), no concelho do Porto, Av. de França/Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista)

Coordenadas: 41.159089, -8.629403

Área aproximada: 2 hectares

Descrição: Trata-se da antiga estação ferroviária da linha-férrea entre o Porto, a Póvoa de Varzim e Famalicão, bem como os terrenos adjacentes, com uma área de sensivelmente 20 000 m2. A estação foi inaugurada em outubro de 1875, poucos meses depois da inauguração do serviço ferroviário no Porto (linha entre Porto-Campanhã e Braga). A estação está bem conservada (pelo menos no seu exterior), pese embora o seu estado de abandono desde o ano 2000. Edifício e terrenos são propriedade pública (domínio público ferroviário), geridos pela empresa IP - Infraestruturas de Portugal.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora