Oliveira de Azeméis


Parque Temático Molinológico

Criado para preservar, dinamizar e divulgar a moagem de cereais nos moinhos de água do concelho e a panificação das típicas Padas de Ul que remontam ao século XVIII, implicando a proteção do espaço envolvente e do entorno fluvial.

Margens do Caima

Apesar da predominância, nas encostas de declive acentuado nas margens do Rio Caima, de eucalipto e lenhosas invasoras, resta vegetação autóctone ao longo das linhas de água das pequenas riberias e do rio. Destaca-se um povoamento antigo de carvalho-alvarinho pontualmente invadido por acácias. Situa-se na zona algum património arquitetónico industrial e o primeiro eco-hotel do País (Hotel Rural Vale do Rio). Entre várias medidas de conservação e valorização do património natural empreendidas, destaque-se a luta contra a erosão do solo e a reconversão florestal através da reintrodução da vegetação autóctone e a gestão e controlo de plantas invasoras.

Ínsua de Selores e Praia Fluvial do Pedregulhal

No vale agrícola de Selores, o rio Caima alarga formando uma pequena ínsua, atravessada por duas pontes de alvenaria. Assinale-se a presença de duas azenhas, uma represa e um parque de merendas, com alinhamentos de choupos. A existência de um açude e de depósitos de calhau rolado tornam este lugar um espaço privilegiado de praia fluvial.

Parque Bento Carqueja

Situado na margem esquerda do Rio Caima, a sudoeste da Serra da Escalba. Espaço aplanado à cota de 130m, em terra batida com alinhamentos de plátanos e choupos, existindo ainda exemplares de ácer e liquidâmbares. Presença de galeria ripícola formada maioritariamente por amieiros, aveleiras e choupos.

Capela de Nossa Senhora da Ribeira

Igreja com fachada principal preenchida com azulejos azuis com dois painéis com santos. De interesse histórico, arquitetónico e etnográfico.

Parque La Salette

Situa-se no antigo Monte dos Crastos, a cerca de 258m de altitude sobre a margem direita do Rio Antuã, na cidade de Oliveira de Azeméis, com uma área de cerca de 17 hectares . Projeto de Jerónimo Monteiro da Costa, figura incontornável da arte paisagista no final do século XIX, herdeiro de toda uma cultura oitocentista em torno da horticultura, da jardinagem e da conceção e construção de jardins.

Monte S. Marcos

Situa-se no extremo norte do concelho, entre os 400 e 480 metros de altitude. Existe nele uma Capela do mesmo nome, e mais abaixo equipamentos afetos às festividades do santo padroeiro. O monte em geral está coberto de pinhais e eucaliptais. No adro da Capela encontram-se diversas espécies vegetais, algumas das quais autóctones (carvalho-alvarinho e sobreiro).

Núcleo Histórico da Bemposta

Localiza-se a sul no concelho, no lugar da Bemposta, sítio dos Antigos Paços do Conselho. Para este sítio prevê-se a dinamização do Núcleo Rural/Centro Histórico da Bemposta.

 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora